FOLHETIM XI DE MAIO

On 06/29/20 17:34 Updated at 09/22/20 11:35

FOLHETIM LOGO

Quem somos?

O Folhetim XI de Maio é o jornal da Faculdade de Direito e tem uma história que merece ser brevemente resgatada. Nas décadas de 50 e 60 os jornais “O Acadêmico” e “O XI de Maio”, então produzidos pelo CAXIM, serviram de poderoso instrumento de articulação e mobilização social, tendo sido essenciais na luta e conquista, na época, da Casa do Estudante e da fundação da própria UFG. Renomeado em 2015 para Folhetim XI de Maio, foi reativado pela última vez em 2018. Atualmente o Folhetim XI de Maio é um grupo de extensão autônomo e independente da Faculdade de Direito.

O que fazemos?
Com textos dos mais diversos gêneros, escritos por estudantes, e por toda a comunidade, buscamos levar um pouco de conhecimento jurídico, recomendações culturais, notícias, artigos de opinião e arte a todos. Atuamos principalmente no campo jurídico, relacionando o "Direito" às várias áreas dos saberes e ao cotidiano.

Como fazemos?
O lançamento de cada edição física é marcado pela nossa famosa “Sorvetada”. Nesse dia os jornais são distribuídos gratuitamente em primeira mão. Sim, sorvete, música e jornal, tudo gratuito! Após o lançamento, o Folhetim pode ser encontrado na Faculdade de Direito (UFG), Faculdade de Letras (UFG), nas Bibliotecas da UFG e do Instituto Federal de Goiás (IFG), nas salas da OAB (Goiânia), na área I da PUC Goiás, e nos fóruns gratuitamente. Estamos também no Instagram diariamente, confira nossas redes sociais.

Quem faz o quê?
Atualmente contamos com quatro departamentos diferentes:
1- DEPARTAMENTO DE REDAÇÃO-REVISÃO: responsável pela escolha de temas, escrita e correção dos textos produzidos à serem publicados nas nossas redes digitais ou no Folhetim impresso;

2- DEPARTAMENTO DE MARKETING: responsável pelas nossas redes sociais. São duas publicações por dia que precisam ser revisadas, analisadas, programadas e organizadas conforme escalonamento do dia. Além disso, é responsável pela imagem que os estudantes e comunidade terão do Folhetim;

3- DEPARTAMENTO DE DESIGN: se encarregam da diagramação do jornal e identidade visual. Em nossas redes sociais e nas edições físicas são responsáveis pela produção das artes de capa e charges;

4- DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO: é responsável pela existência deste site, por exemplo. São as pessoas deste cargo que cuidam de toda a parte institucional e burocrática, além de organizar as reuniões mensais e suas atas atua também na área da tesouraria, patrimonial e logística.

Composto atualmente por uma equipe de 15 membros, o Folhetim é mais que um mero grupo de extensão é uma forma de dar voz aos estudantes que gostam de escrever artigos, poesias ou contos. É o responsável por levar informação de qualidade à comunidade universitária, somos a imprensa livre da Faculdade de Direito.

Quer participar?
Toda edição do jornal possui um espaço, carinhosamente separado, conforme o edital que disponibilizamos em nosso site e Instagram, para que vocês nos enviem seus textos, desenhos, charges, contos e etc. Quer saber mais sobre como funcionamos, como fazer parte do nosso grupo, ou como publicar um texto seu? Entre em contato conosco pelo nosso email ou pelo nosso Instagram.

Siga-nos nas nossas redes sociais e ative as notificações.
Instagram: https://www.instagram.com/folhetimxidemaio/?hl=pt-br
Telefone: (62) XXXX-XXXX